Como se livrar de Dores no Joelho

Os joelhos podem ser um desafio para caminhar, mas é uma maneira recomendada de manter sua função e reduzir seus sintomas de dores.

Se você tem dor no joelho devido a osteoartrite ou outras causas, você não pode deixar isso impedir, que inicie um programa de caminhada.

Programar-se para uma caminhada regular, pode reduzir a rigidez e a inflamação não agravará as condições crônicas do joelho.

Andar a pé é o exercício preferido por pessoas  que sofrem com dores articulares e pode ajudá-lo a melhorar seus sintomas, velocidade de andar e qualidade de vida.

Caminhar faz parte de um estilo de vida saudável para manter seu coração e ossos fortes e suas articulações funcionando.

Por isso, separamos algumas dicas para você caminhar quando tiver joelhos ruins e saiba como reduzir essas dores.


Alimente-se Corretamente

Manter uma boa alimentação, é fundamental para você manter sua saúde estável.

No entanto, se você estiver acima do peso, perder alguns quilos pode reduzir o estresse nos joelhos.  Dessa forma, a dieta é a maneira mais eficaz de perder peso.

Você será capaz de andar e se exercitar com menos dores e desconforto, após eliminar alguns quilos.

Além disso, perder alguns quilos deixará você mais disposto para praticar outros exercícios e consequentemente estará mais saudável.


Caminhe Regularmente

Se você tem dor leve a moderada nos joelhos devido alguma irregularidade, caminhar e fazer outros exercícios ajudam a mobilizar o fluido e lubrificar as articulações.

No entanto, façam exercícios que movam as articulações dos joelhos.

Lembre-se que rigidez, a dor e a fadiga melhoram com o exercício conforme o tempo. Se tiver dores moderadas a fortes nos joelhos, antes de começar a andar, relaxe.

Faça uma caminhada mais curta em um ritmo fácil ou tente uma atividade, que não coloque muito estresse na articulação, como exercícios em uma piscina.

Porém, se as dores nas articulações persistirem, é um sinal de inflamação ou lesão articular que necessita de tratamento específico.

Se você tiver dores articulares ocasionalmente no dia seguinte a uma caminhada ou corrida, tire um dia de folga e fazer um treino mais curto ou um que não coloque pressão sobre a articulação.

Caso você tenha dores nas articulações após o exercício, pode ser necessário mudar para uma forma de exercício que não exerça pressão sobre os joelhos, como andar de bicicleta ou nadar.

Cartilax UC2

Essa é uma dica que vem diretamente do Blog da Giulia Borges, que é o Cartilax UC2.

Ele é um suplemento de colágeno tipo 2 capaz de reverter a atrofia das articulações.

Você pode ver o artigo completo aqui.

Compressa Fria

Após realizar uma caminha ou qualquer exercícios físicos, analise se conseguir se sair bem ao movimentar suas articulações.

No entanto após a série, você pode aplicar compressas frias, para ajudar a reduzir a inflamação.

É indicado o uso da compressa fria para as seguintes situações:

  • Pancadas;
  • Pós injeção;
  • Dores articulares;
  • Após exercícios físicos.

Caso esteja sentindo algum desses sintomas, faça uso contínuo de compressas.

Abaixo, veja os principais benefícios da compressa fria:

  1. Reduz inchaço;
  2. Diminui a inflamação;
  3. Analgésico natural;
  4. Ajuda na redução das dores;
  5. Diminui o fluxo sanguíneo local.

Tenha em mente, que a compressa deve ser aplicada no local de inflamação, durante todo o dia aplicando durante 15 à 20 minutos.

Mantenha-se em movimento durante todo o dia, levante-se e mova-se ou estique-se a cada 15 minutos.

Isso manterá seu fluido articular em movimento e nutrirá os joelhos.

Até mesmo um minuto pode ajudar a reduzir os riscos à saúde de se sentar e será bom para as articulações.